Um pouco da nossa Escola
Ninguém
é tão bom quanto todos nós juntos!
Autor desconhecido
A Escola Municipal Ondina
Couto fica localizada na Comunidade da Coreia, estando próxima ao Parque
Municipal do Gericinó e ao Rio Dona Eugênia. A comunidade local é considerada
de baixa renda, carecendo de serviços de saneamento básico e segurança. O fato
da Escola estar localizada próxima ao Parque Municipal oportuniza aulas-passeio
e a realização de algumas atividades visando o reconhecimento dos alunos como
componentes de um grupo social. No entanto, por questões de segurança, algumas
dessas atividades não puderam ser realizadas na comunidade durante esse segundo
semestre letivo.
Nossa Escola atende
moradores da comunidade e arredores, sendo considerada de pequeno porte e
atendendo no momento oitenta e seis alunos. Abrigamos, além das aulas
regulares, três projetos federais: o Mais Educação, o Brasil Alfabetizado e o
Escola Aberta.
No Projeto Mais Educação,
as crianças participam, no turno inverso ao das suas aulas regulares, de
atividades como dança, teatro e Capoeira. No Projeto Brasil Alfabetizado, que
funciona em período noturno, adultos, em sua maioria pais dos alunos,
participam de aulas de alfabetização. Este projeto é destinado a adultos que
não completaram as séries iniciais do Ensino Fundamental em idade apropriada.
No Projeto Escola Aberta, são oferecidas oficinas de recreação e artesanato aos
moradores dos arredores da Escola aos sábados.
Para que a qualidade do
nosso ensino possa sempre estar acima do esperado, nossos profissionais se
aperfeiçoam constantemente, estando em formação continuada por conta própria
(em faculdades ou cursos de pós-graduação) e através das oportunidades
oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, reunindo-se periodicamente
para conversar sobre os conteúdos, trocando ideias e esclarecendo dúvidas entre
si, ou seja, demonstrando preocupação em sempre melhorar o trabalho
desenvolvido.
O
espaço físico é precário, carecendo de reformas. Durante o período de férias
escolares, os funcionários se reuniram em regime de mutirão para efetuar
pequenos reparos e serviços de pintura para tentar melhorar visivelmente o
ambiente.
Mesmo
com as dificuldades estruturais, desenvolvemos nosso trabalho de maneira
comprometida, afinal acreditamos que na escola as crianças têm a oportunidade
de se desenvolver como cidadãos ativos (BRASIL, 1997) e não somente para seu
futuro enquanto adultos, mas também para seu presente enquanto portadores de
direitos. Em nosso Plano de Ação, pensamos em efetuar atitudes que acrescentam
ao processo de ensino características do nosso público atendido, fazendo com
que o aluno se identifique e se veja integrado como sujeito nos projetos
desenvolvidos.
Outra
característica importante para o bom funcionamento de nosso trabalho é a
integração da equipe escolar. Desde os funcionários técnico-administrativos, da
direção, professores, até os auxiliares de serviços gerais, inspetores,
merendeiros, trabalham de forma articulada. O trabalho de um depende do
trabalho do outro. E dialogamos no trabalho e na apresentação de ideias
sugeridas, procurando construir nossas metas e projetos de forma
democrática.
Nossos
alunos possuem entre seis e treze anos de idade, e são acompanhados pela equipe
pedagógica, sendo encaminhados para atendimento especializado quando
necessário. Quando o rendimento do aluno não se encontra de acordo com o
esperado, é efetuada recuperação paralela e um trabalho diferenciado em sala de
aula, para que possa acompanhar a turma.
Desenvolvemos
também projetos integrados à cultura africana, mostrando aos alunos que eles
fazem parte e são o resultado de uma história de lutas e algumas conquistas,
ainda que não de acordo com o que esses sujeitos merecem, porém algumas
conquistas existem e devem ser valorizadas.
Nossos alunos
Atendemos
aos moradores da Comunidade da Coreia e arredores. É um público considerado
carente de recursos financeiros. Com tal característica, entendemos que a
escola, além de difusora de conhecimentos acadêmicos, pode e deve também atuar
como difusora de cultura e lazer. Por isso nos esforçamos para oferecer aos
nossos alunos atividades diversificadas, que complementem o processo de ensino.
Como
potencialidades, nosso público demonstra entusiasmo e vontade de aprender, os
responsáveis participam ativamente do processo de ensino e a comunidade, no que
lhe é possível, também participa desse processo.
Alunos em oficina de Capoeira
oferecida através do Programa Mais Educação.
Dentre as crianças
atendidas, a maioria se encontra na idade correta para a série. Temos, no ano
letivo de 2013, seis turmas. Uma turma que abrange o primeiro e segundo anos,
duas turmas de terceiro ano, duas turmas de quarto ano e uma turma de quinto ano.
Nas avaliações externas,
obtivemos bons resultados, com melhoras significativas no IDEB da escola.
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