Nossa Escola e Nossos Alunos

Um pouco da nossa Escola


            Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos!
Autor desconhecido


A Escola Municipal Ondina Couto fica localizada na Comunidade da Coreia, estando próxima ao Parque Municipal do Gericinó e ao Rio Dona Eugênia. A comunidade local é considerada de baixa renda, carecendo de serviços de saneamento básico e segurança. O fato da Escola estar localizada próxima ao Parque Municipal oportuniza aulas-passeio e a realização de algumas atividades visando o reconhecimento dos alunos como componentes de um grupo social. No entanto, por questões de segurança, algumas dessas atividades não puderam ser realizadas na comunidade durante esse segundo semestre letivo.
Nossa Escola atende moradores da comunidade e arredores, sendo considerada de pequeno porte e atendendo no momento oitenta e seis alunos. Abrigamos, além das aulas regulares, três projetos federais: o Mais Educação, o Brasil Alfabetizado e o Escola Aberta.
No Projeto Mais Educação, as crianças participam, no turno inverso ao das suas aulas regulares, de atividades como dança, teatro e Capoeira. No Projeto Brasil Alfabetizado, que funciona em período noturno, adultos, em sua maioria pais dos alunos, participam de aulas de alfabetização. Este projeto é destinado a adultos que não completaram as séries iniciais do Ensino Fundamental em idade apropriada. No Projeto Escola Aberta, são oferecidas oficinas de recreação e artesanato aos moradores dos arredores da Escola aos sábados.
Para que a qualidade do nosso ensino possa sempre estar acima do esperado, nossos profissionais se aperfeiçoam constantemente, estando em formação continuada por conta própria (em faculdades ou cursos de pós-graduação) e através das oportunidades oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, reunindo-se periodicamente para conversar sobre os conteúdos, trocando ideias e esclarecendo dúvidas entre si, ou seja, demonstrando preocupação em sempre melhorar o trabalho desenvolvido.
            O espaço físico é precário, carecendo de reformas. Durante o período de férias escolares, os funcionários se reuniram em regime de mutirão para efetuar pequenos reparos e serviços de pintura para tentar melhorar visivelmente o ambiente.
            Mesmo com as dificuldades estruturais, desenvolvemos nosso trabalho de maneira comprometida, afinal acreditamos que na escola as crianças têm a oportunidade de se desenvolver como cidadãos ativos (BRASIL, 1997) e não somente para seu futuro enquanto adultos, mas também para seu presente enquanto portadores de direitos. Em nosso Plano de Ação, pensamos em efetuar atitudes que acrescentam ao processo de ensino características do nosso público atendido, fazendo com que o aluno se identifique e se veja integrado como sujeito nos projetos desenvolvidos.
            Outra característica importante para o bom funcionamento de nosso trabalho é a integração da equipe escolar. Desde os funcionários técnico-administrativos, da direção, professores, até os auxiliares de serviços gerais, inspetores, merendeiros, trabalham de forma articulada. O trabalho de um depende do trabalho do outro. E dialogamos no trabalho e na apresentação de ideias sugeridas, procurando construir nossas metas e projetos de forma democrática. 
            Nossos alunos possuem entre seis e treze anos de idade, e são acompanhados pela equipe pedagógica, sendo encaminhados para atendimento especializado quando necessário. Quando o rendimento do aluno não se encontra de acordo com o esperado, é efetuada recuperação paralela e um trabalho diferenciado em sala de aula, para que possa acompanhar a turma.
            Desenvolvemos também projetos integrados à cultura africana, mostrando aos alunos que eles fazem parte e são o resultado de uma história de lutas e algumas conquistas, ainda que não de acordo com o que esses sujeitos merecem, porém algumas conquistas existem e devem ser valorizadas.



Nossos alunos

            Atendemos aos moradores da Comunidade da Coreia e arredores. É um público considerado carente de recursos financeiros. Com tal característica, entendemos que a escola, além de difusora de conhecimentos acadêmicos, pode e deve também atuar como difusora de cultura e lazer. Por isso nos esforçamos para oferecer aos nossos alunos atividades diversificadas, que complementem o processo de ensino.
            Como potencialidades, nosso público demonstra entusiasmo e vontade de aprender, os responsáveis participam ativamente do processo de ensino e a comunidade, no que lhe é possível, também participa desse processo.
             
Alunos em oficina de Capoeira oferecida através do Programa Mais Educação.

Dentre as crianças atendidas, a maioria se encontra na idade correta para a série. Temos, no ano letivo de 2013, seis turmas. Uma turma que abrange o primeiro e segundo anos, duas turmas de terceiro ano, duas turmas de quarto ano e uma turma de quinto ano.

Nas avaliações externas, obtivemos bons resultados, com melhoras significativas no IDEB da escola.

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